Historia do Rancho

* * RANCHO  DO RADIOAMADOR  GAUCHO * *  Por Ivan Dorneles Rodrigues –  foto8 PY3IDR

RAINHAS

O 1º Rancho do Radioamador Gaúcho aconteceu na cidade de Tupanciretã, em 1948, mas só a partir do 7º Rancho do Radioamador Gaúcho, em 1954, realizado em Porto Alegre, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, sob a presidência do saudoso radioamador Dr. Rony Lopes de Almeida – PY3FP, é que foi eleita, por proposição do Presidente do Rancho, submetida a Comissão Organizadora, por processo eleitoral, em que participaram todos os radioamadores inscritos e presentes ao Rancho, a primeira soberana, a radioamadora Iara Maria Souza da Rocha – PY3ATG, esposa do Dr. Sérgio Marsiaj da Rocha – PY3AGT. “A rainha ganhou de presente um rádio receptor, caixa de madeira, valvulado, de cabeceira”, lembra Sérgio – PY3AGT.
O Rancho seguinte, o 8º, foi realizado na cidade de Bagé, em 1955, lamentavelmente não possuo o nome da rainha eleita.
No 9º Rancho do Radioamador Gaúcho, ocorrido na cidade de Santo Ângelo, em 1956, foi eleita a terceira Rainha, a saudosa radioamadora Sra. Marga Hildebrand Alvarez – PY3BPF, então esposa do saudoso Sr. Celso Trigo Alvarez – PY3AIE.
Por ocasião do 10º Rancho do Radioamador Gaúcho, realizado em Porto Alegre, em 1957, foi eleita a quarta. Rainha, a saudosa radioamadora Sra. Analise Reichert Borngraber – PY3AVE, então esposa do saudoso Walter Borngraber – PY3AIG.
As primeiras rainhas receberam uma coroa feita de flores do campo e ainda não existia a faixa.
O 11º Rancho ocorreu na cidade de Santa Maria, em 1958, e foi eleita Rainha a saudosa radioamadora Sra. Elza Tomasi Pisani – PY3AMJ, então esposa do saudoso Valmor Pisani – PY3ALJ.
No 12º Rancho, ocorrido em Uruguaiana, nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 1959 foi eleita rainha a Sra. Elba Guterres Varallo, radioamadora detentora do Indicativo de Chamada PY3AMT, esposa do colega Miguel Júlio Varallo – PY3UK.
A Diretoria do 12º Rancho estava assim constituída:
Presidente de Honra: Eng. Leonel de Moura Brizola, então Governador do Estado do Rio Grande do Sul; Dr. Sergio Marsiaj da Rocha – PY3AGT, então Presidente da Casa do Radioamador Gaúcho – CRAG e Diretor Estadual da LABRE-RS; Fernando Riet – PY3CR.
Comissão Organizadora: Presidente – Áureo Aires de Azevedo – PY3IR; Vice-Presidente – João Macedo Dornelles – PY3NV; 1º Secretário – Miguel Júlio Varallo – PY3UK; 2º Secretário – Dr. Manoel Arriaga – PY3AES; 1º Tesoureiro – Mons. Francisco de Assis Pinheiro Dias – PY3AVR; 2º Tesoureiro – Dr. José Gonçalves – PY3AFW. Comissão de Finanças – Francisco Valls Repiso – PY3FY;; Comissão Técnica – Jesus Maria Macuco – PY3WD; Comissão de Recepção e Hospedagem – Cap. Salvio Rangel – PY3ALW. Oradores Oficiais: Dom Luiz Felipe De Nadal – PY3ATR e Dr. Ney F. Corrêa – PY3AXF.
O programa das festividades estava assim elaborado:
Dia 16 – 21 horas – Recepção aos visitantes. 21h30min – VI Convenção dos Radioamadores do Rio Grande do Sul. Sessão de abertura.
Dia 17 – 9 horas – Assembleia Geral Ordinária da CRAG. Manhã livre para as senhoras e passeio a Passo de Los Libres, Argentina, para compras; 15 horas – Convenção – Primeira Sessão Plenária; 17 horas – Chá, oferecido às senhoras no Hotel Glória; 23 horas – Baile no parque da Associação Rural, traje passeio.
As sessões do 1º e 2º dia foram realizadas no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
Dia 18 – 9h30min – Missa em Ação de Graça na Catedral de Santana, celebrada por sua Excia. Revma. Dom Luiz Felipe De Nadal – PY3ATR, Bispo Diocesano. No Parque da Associação Rural, às 12 horas, churrasco de confraternização oferecido aos visitantes; 15 horas – Programa regionalista; 20 horas – Convenção – Sessão de encerramento; 22 horas – Soirée dançante.
Para o 12º Rancho de Uruguaiana, os colegas se dirigiam de todos os recantos do Estado e pelos mais variados meios de transporte. Avião, automóvel, ônibus, trem… Mas o PY3ATV, como bom (e abastado) fazendeiro, deu preferência ao meio tradicional de locomoção do gaúcho. E se “largou” de Rosário do Sul para Uruguaiana no lombo do seu “puro-sangue” de estimação. Chegou no lombo de um jumento. Foi uma farra!
No dia 17, o almoço foi realizado no suntuoso Hotel de Turismo, na cidade argentina de Passo de Los Libres.
Na ocasião do evento, o Presidente da CRAG fez a entrega de uma flâmula do 12º Rancho ao Presidente do Rádio Club Paraguaio. O Dr. Roni Lopes – PY3FP, um dos mais antigos e abnegados batalhadores pela causa da CRAG e do radioamadorismo em geral, foi agraciado com um distintivo de lapela, de ouro, oferta da CRAG, em reconhecimento aos relevantes serviços por ele prestados em numerosas oportunidades. A entrega foi feita pela Rainha do Rancho, Srª Elba Guterres Varallo – PY3AMT. A Rainha também fez a entrega de uma flâmula do 12º Rancho à ex-soberana Srª Elza Pisani – PY3AMJ. O churrasco foi oferecido pelo Rádio Clube da cidade.
Porto Alegre sediou o 13º Rancho, nos dias 20, 21, 22 e 23 de outubro de 1960, sendo eleita rainha a radioamadora Sra. Edith Jacobovitz Calich – PY3BQS, esposa do Sr. Mário Calich – PY3UY.
Na cidade de Santana do Livramento, nos dias 18, 19, 20 e 21 de outubro de 1962, foi realizado o 15º Rancho, sendo eleita rainha a Sra. Ursula Duarte Paiva, esposa do saudoso Dacio Paiva Cunha Sobrinho – PY3AWL.
O 20º Rancho do Radioamador Gaúcho ocorreu em Porto Alegre, nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 1967, sob o patrocínio da Diretoria da LABRE-RS, na pessoa de seu benemérito Diretor, Dr. Remy Flores Toscano – PY3AKG. Compareceram radioamadores de vários Estados: Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. O então Estado da Guanabara foi representado pelo Presidente da LABRE FEDERAL, Gen. Magalhães Bastos – PY1AVG, que foi alvo das melhores atenções e homenagens especiais.
No encerramento dos festejos, foi comemorado o Dia do Radioamador, com um banquete especial, ao qual compareceram 250 pessoas. Aqui cabe um esclarecimento. Até o ano de 1968 era comemorado o Dia do Radioamador no dia 22 de Outubro, em virtude de que nesta data, em 1935, foi regulamentada as atividades numa Portaria Ministerial, a de número 829, de 22 de outubro de 1935. Era até um contra-senso, era injustificável, pois antes deste ato, já existia radioamadorismo, que vinha desde 1923, embora clandestina ou oficiosamente. Em Outubro de 1968 foi apresentado ao Conselho Federal da LABRE, na reunião de Curitiba, Paraná, um meticuloso trabalho de pesquisa, elaborado pelo saudoso radioamador João Ramos Baccarat – PY2AJ, e que depois de ter sido analisado a fundo, foi aprovado por unanimidade, tomando o dia 5 de novembro o Dia do Radioamador brasileiro, em razão de que neste dia, em 1924, o Diário Oficial da União ter publicado o Decreto nº 16.657, sancionado pelo então Presidente da República Arthur Bernardes, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, até então, consideradas clandestinas. O referido Decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil.
O 22º Rancho foi realizado na cidade de Rio Grande, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 1969, sendo eleita rainha a radioamadora Gladis Santos de Paiva – PY3BPO, esposa do PY3BPN – Paulo Corrêa Paiva.
Foi realizado em Porto Alegre o 23º Rancho, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 1970, sob a presidência do saudoso Gustavo Welp Filho – PY3AW, sendo eleita rainha a Sra. Manita Saute – PU3WRQ, esposa do Dr. Alfredo Saute – PY3BSS. A Sra. Bernadete Heemann, Miss Rio Grande do Sul, compareceu ao evento como convidada de honra. A Comissão Organizadora e Executiva foi constituída de PY3WF – Eufrédio Rodrigues Nunes, PY3ANB – Paulo Eduardo Steinhaus e PY3DI – Demétrio Mércio Xavier Filho. A Comissão Fiscalizadora foi composta de PY3BXL – Henrique Zeclinski, PY3BAL – Jorge Victor Volkmer e PY3SG – Ruy Gurgel do Amaral. Foi total o êxito logrado no 23º Rancho, graças ao trabalho desenvolvido pela Comissão Organizadora e das diversas Comissões setoriais, tendo se destacado de forma especialíssima o labor do naipe feminino, sob o comando de Analise Reichert Borngraber – PY3AVE e das Senhoras Nea Maria Zeclinski, esposa de PY3BXL, Firmina Corrêa dos Santos, esposa de PY3BZD, Maria Luiza Pires, esposa de PY3CBH, Isolda Jung Volkmer – PU3WVI, esposa de PY3BAL, Eva Maria da Silva, esposa de PY3ALT e Elisa Nunes, esposa de PY3WF.
A cidade de Cruz Alta sediou o 24º Rancho do Radioamador Gaúcho, ocorrido nos dias 14 a 17 de outubro de 1971, patrocinado pela Associação Cruzaltense de Radioamadores – ACRA.
Durante quatro dias a “Capital do Trigo”, como é conhecida a cidade de Cruz Alta, hospedou os radioamadores e seus familiares. Um bem elaborado programa foi desenvolvido pela Comissão dos festejos, a qual não poupou esforços para bem recepcionar os visitantes. Quase duzentos radioamadores acorreram a Cruz Alta, muitos deles vindos de outras regiões e alguns do exterior, demonstrando desta forma o brilhantismo e o sucesso do evento.
No dia 14 de outubro, no Clube Internacional, transformado no QG dos radioamadores, os congressistas foram recebidos pela Comissão, recebendo na ocasião seus crachás e as lembranças relativas ao Rancho. À noite, ainda no Clube Internacional, foi realizada a abertura oficial do 24º Rancho do Radioamador Gaúcho. Presentes às solenidades as mais altas autoridades do município, destacando-se o Prefeito da cidade, Sr. Antonio Carlos Gomes Nunes e o Sr. Comandante da Guarnição Militar de Cruz Alta. Usando da palavra, o Presidente da Comissão dos festejos, Dr. Henrique Saute – PY3BOD, saudou os radioamadores visitantes. Também o Sr. Prefeito de Cruz Alta, usando da palavra, destacou a colaboração que os radioamadores prestavam à comunidade. O Sr. Comandante da Guarnição Militar falou dos radioamadores no cenário do desenvolvimento nacional e da sua ligação com as Fôrças Armadas na integração de nosso País. Seguiu-se após um magnífico coquetel, num ambiente de alegria e cordialidade.
No dia 15 os congressistas se dirigiram para a granja tritícola do radioamador Sr. Ewaldo Sebastião – PY3ANG, localizada nos subúrbios da cidade. Naquele local os radioamadores visitantes tiveram a oportunidade de apreciar a colheita simbólica do trigo, uma das maiores riquezas e fontes de divisas de nossa terra. Muitos foram os colegas radioamadores que não resistiram e se empoleiraram na trilhadeira para dar uma “voltinha”. Depois, PY3ANG – Ewaldo Sebastião ofereceu um coquetel nas dependências de sua granja.
O passeio e os aperitivos serviram para abrir o apetite dos participantes, que foram ao Clube Arranca e mandaram brasa no churrasco que estava preparado. Não faltou, evidentemente, o chope geladinho.
À noite, tendo como ponto inicial o QG dos radioamadores, realizou-se um desfile de carros pelas ruas centrais da cidade, como preparativo para o Baile do Chope. Foi um desfile monstro que parou a cidade. Com fogos de artifício, cerca de 10 automóveis, muitos enfeitados com características de radioamador, desfilaram pela cidade.
Logo após teve início o Baile do Chope, no salão do Grêmio dos Subtenentes e Sargentos, altamente concorrido. O baile, que foi animado pela Banda do Canecão do Rio de Janeiro, prolongou-se até as primeiras horas da madrugada, num ambiente de alegria e animação. Não faltaram os trajes típicos, destacando-se o radioamador Sr. Sildo Brust – PY3BUN, da cidade de Ijuí, RS.
Sábado de manhã, no Clube Internacional, foi realizada uma Sessão Solene a cargo da LABRE-RS e CRAG. Na oportunidade o Sr. Diretor Seccional da LABRE-RS, Dr. Alfredo Saute – PY3BSS, leu uma mensagem aos radioamadores presentes. Logo após o Chefe do Setor de Radioamadorismo do DENTEL, Sr. Osmar Rosa Ferreira – PY3AGK, fez uma palestra sobre a Faixa dos 11 metros, tendo em vista o grande interesse de muitos em ingressar no Serviço Faixa do Cidadão. Às 12 horas, no Clube Arranca foi novamente servido um excelente churrasco, regado com muito chope gelado.
À tarde os congressistas se dirigiram para os subúrbios da cidade onde está instalada a empresa Anderson & Clayton. As instalações da grande indústria foram percorridas pelos presentes, sempre acompanhados por um Diretor da empresa que, com a máxima satisfação, explicava todo o precesso de industrialização da soja, em seus vários estágios de preparação, prensagem, etc. Após a visita foi servido um coquetel nas dependências da Empresa.
À noite, no Clube Internacional, foi realizado o grande Baile que se iniciou às 23 horas, prolongando-se até às últimas horas do dia seguinte. Não é necessário dizer que o baile transcorreu com “aquela” alegria tão costumeira em festas de radioamadores. Espetáculo à parte foi realizado por um casal de ilusionistas argentinos que arrancou do público delirantes aplausos pelos sensacionais números apresentados. O ponto culminante do baile foi a escolha e coroação da Rainha do 24º Rancho do Radioamador Gaúcho, Sra. Sofia Saute, esposa do radioamador Dr. Henrique Saute – PY3BSS.
Dia 17, domingo, foi realizado no Clube Arranca o churrasco de despedida, tendo comparecido elevado número de pessoas. O ponto alto foi o sorteio dos brindes. A expectativa estava no sorteio do Volkswagem Zero Quilômetro. Após grande e incontida expectativa, foi anunciado o número do felizardo ganhador, que coube ao radioamador Sr. Deoil Bica Padilha – PY3ANH, da cidade de Santa Maria, RS. O Sr. Deoil Bica Padilha – PY3ANH levou tamanho susto que necessitou ser socorrido pelos familiares e medicado convenientemente.
O encerramento do 24º Rancho do Radioamador Gaúcho foi inesquecível. Foi realmente um grande espetáculo de carinho, amizade e cordialidade. Cruz Alta soube realmente receber os radioamadores e familiares. Os radioamadores de Cruz Alta não pouparam esforços para que a festa tivesse êxito.
O 25º Rancho ocorreu na cidade de Capão da Canoa, nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 1972, sendo eleita rainha a Sra. Adylles Maria Dieterich Koch – PY3BJJ, esposa do saudoso Dr. Laury Duval Koch – PY3OJ. O Rancho foi um sucesso. Vieram de várias outras regiões colegas e delegações representativas. Contou ainda com a presença de autoridades governamentais e órgãos ligados ao comércio e indústria eletrônica. Durante o seu desenrolar foram sorteados valiosas lembranças e brindes ofertados pela Comissão Organizadora e demais cooperadores.
Nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 1973, na Cidade das Hortências, Gramado, foi realizado o 26º Rancho, que teve como presidente o saudoso Heinz Pfutzenreiter – PY3CLA e, na vice-presidência o Sr. Darcy Carlos Bohrer – PY3BXP, atualmente residindo na praia de Mariluz-RS. A rainha foi a Sra. Neusa Pfutzenreiter, radioamadora, então esposa do Presidente do Rancho.
Em Cachoeira do Sul, nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 1974, ocorreu o 27º Rancho, A Comissão Organizadora foi composta dos seguintes radioamadores: Presidente – Guilherme Stockey – PY3CKL; Secretário – Dante Machado de Oliveira – PY3VX; Tesoureiro – Antônio Alexandre Neto – PY3ES; Relações Públicas – Fritz Stroschon – PY3AIL; sendo eleita rainha a Sra. Elga, esposa do Presidente do Rancho. Os radioamadores que participaram do 27º Rancho tiveram a oportunidade de visitar as instalações do Moinho Brasil, de ver o funcionamento da eclusa da Barragem do rio Jacuí e de se divertirem a valer no Baile da Associação Banco do Brasil, nos jantares no Querência, ouvindo músicas típicas do Rio Grande do Sul.
O 29º Rancho do Radioamador Gaúcho ocorreu na cidade de Santa Maria, no dia 06 de novembro de 1977, sob a coordenação de Valmor Pisani – PY3ALJ.
O 31º Rancho foi realizado na cidade de Cruz Alta, nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro de 1982, sendo eleita rainha a Sra. Yara Blochtein, esposa do saudoso Dr. Jacob Blochtein – PY3BHI, Presidente do Rancho. Neste Rancho o presidente conseguiu com o Hospital Militar de Cruz Alta uma enfermaria, que estava desativada, para acomodar os radioamadores que compareceram ao evento sem acompanhantes. E o que é melhor, sem pagar nada, de graça. Eu fui um dos privilegiados hóspedes. Recordo, com muita alegria, as brincadeiras que lá aconteceram. Os senhores podem imaginar um grupo de radioamadores de várias partes do Brasil, numa enfermaria. Era uma festa só!
Por ocasião do 31º Rancho, foi eleita a cidade de Rio Grande para ser a sede do 32º Rancho, mas não foi possível o acontecimento do evento, conforme correspondência recebida pelo então Diretor Seccional da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – LABRE/RS, a respeito do assunto Rio Grande-RS, junho de 1984:
“Prezado Senhor:
Após a malograda tentativa de realização do XXXII Rancho do Radioamador Gaúcho, ano passado em Rio Grande, devido as enchentes que assolaram os três Estados do Sul, passamos a envidar esforços para realizá-lo este ano. Entramos em contato com indústrias locais com a finalidade de levantar fundos para a cobertura das despesas, mas devido a situação atual da crise que assola todo o país, não fomos felizes em nosso intento, uma vez mais, visto que há uma contenção de despesas.
Por este motivo estamos nos dirigindo a V. Sa. para oficiar, embora a contragosto, a nossa impossibilidade de efetuar o Rancho em nossa cidade, pelo menos por enquanto. Esperamos que nos próximos anos nos seja dado o ensejo de oferecer uma festa à altura do Rio Grande, que sempre soube acolher com carinho e fartura a todos os seus visitantes.
Lamentamos profundamente o malogro involuntário que causamos em todos os radioamadores brasileiros. Sinceramente.
Ass. José Felipe Cruz Dias – PY3LU
Na cidade de Novo Hamburgo, nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 1984, ocorreu o 32º Rancho, sendo eleita rainha a esposa do Presidente Carlos Otávio Schneider – PY3ART.
O 33º Rancho foi realizado na cidade de Bagé, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 1985, sob a presidência do radioamador Sr. Er Jacinto Antunes – PY3KU.
Em 1986, nos dias 03, 04 e 05 de outubro, na cidade de Santana do Livramento, foi realizado o 34º Rancho, sendo eleita rainha a radioamadora Celina Isabel Leal Ribeiro – PU3VCP, esposa do Sr. Luiz Enio Martins Ribeiro – PY3CAR.
O 35º Rancho foi realizado na cidade de Torres, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 1987, sob a presidência do Sr. Carlos Budde – então PY5ME, atual PY3CB, eleita rainha a Sra. Neusa Cury, esposa do Presidente do Rancho. Na ocasião da realização do 35º Rancho do Radioamador Gaúcho, no dia 10 de outubro de 1987, às 11 horas, com a presença de 600 radioamadores, foi inaugurada na cidade de Torres, a Praça dos Radioamadores, no local formado pelas confluências da Av. Barão do Rio Branco, Av. General Osório e Rua Borges de Medeiros, conforme Lei Municipal nº 2.285/87, de 16 de setembro de 1987, sancionada pelo Prefeito Municipal Clóvis Webber Rodrigues. Esta homenagem aos radioamadores foi uma iniciativa dos Srs. Carlos Budde, então PY5ME, hoje PY3CB e Dirlenis Teixeira da Silva, então PY5DTS, atualmente PY3DT.
O 36º Rancho do Radioamador Gaúcho foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 1988, na cidade de Gramado, RS, onde tudo é belo, tudo é encanto, tudo é surpresa.
Sob a batuta do Dr. Pio Renato Schlatter – PY3PIO e do Dietrich Carlos Adolpho Kuhlmann – PY3DK, com a ajuda dos radioamadores locais e das esposas que foram inexcedíveis em gentilezas, amabilidades e carinho, com o apoio da Secretaria de Turismo, fizeram uma festa linda, um inesquecível acontecimento para todos os participantes do tradicional encontro gaúcho de radioamadorismo.
A própria Natureza excedeu-se em flores, beleza e cores, hortênsias aos milhares, flora de tons e matizes nunca vistos pelos visitantes, num cenário de extasiar: Gramado é realmente um Estado de Espírito!
Desde a recepção e distribuição de crachás e pastas, abraços e papos amigos, com cafezinho e chocolates, com um coquetel de recepção no Gramado Tênis Clube. Na ocasião, o Presidente da Comissão Organizadora Dr. Pio Renato Schlatter – PY3PIO saudou os visitantes.
Não poderia faltar o fabuloso Café Colonial, com maravilhosa variedade de quitutes e doces, café, leite, chá, chocolate gelado ou quente, vinhos coloniais, enfim, um inesquecível cartão de visitas das tão famosas iguarias do Sul.
À noite, por ocasião do tradicional baile, foi coroada a Rainha do 36º Rancho do Radioamador Gaúcho a Sra. Susette, esposa do Dr. Pio Renato Schlatter. O baile transcorreu com aquela alegria costumeira em festas de radioamadores.
A surpresa do culto ecumênico no domingo e o espetáculo folclórico acompanhando a churrascada na Churrascaria foram os fechos de ouro para os momentos maravilhosos e inesquecíveis dos três dias de convivência com os gaúchos.
Da simples pousada ao mais requintado hotel de Gramado, tudo é surpresa, tudo encanta pelo carinho, pelo interesse, pela acolhida dos gramadenses aos que os visitam.
Os visitantes retornaram aos seus lares agradecidos e encantados com os irmãos de Gramado, pelas horas inesquecíveis de convivência e com o encanto do cartão postal colorido e perfumado chamado Gramado.
Na cidade de Iraí, nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 1989, realizou-se o 37º Rancho do Radioamador Gaúcho, patrocinado pela Secretaria de Turismo daquele município. Foi de todos os pontos de vista, felicíssima a escolha da cidade de Iraí para a sede do Rancho. Situada na margem gaúcha do Rio Uruguai, na divisa com o Estado de Santa Catarina, Iraí, cujo nome indígena significa “Águas do Mel”, derivado das fontes termais radioativas afamadas por suas notáveis propriedades medicinais, encantou a todos os que tiveram o ensejo de conhecê-la ao participarem do 37º Rancho.
Muito contribuiu para o completo êxito do 37º Rancho o total apoio da Prefeitura Municipal de Iraí, que através de seu titular Pedrinho O. Vianna e de seu dinâmico Secretário de Turismo, Jaime Claudino Folle, colocou uma eficiente e adestrada equipe a serviço dos radioamadores e seus acompanhantes.
A programação do evento seguiu as usuais diretrizes do tradicional encontro radioamadorístico. Na tarde de sexta-feira, 27 de outubro, recepção, inscrição e hospedagem dos participantes. À noite, cerimônia de abertura do 37º Rancho e coquetel realizados no edifício da Biblioteca Municipal. Na ocasião o Prefeito fez a entrega simbólica das chaves da cidade ao Diretor Estadual da LABRE-RS, Sr. Alberto Volkmar Christensen – PY3ACC.
No sábado, pela manhã, hasteamento das bandeiras do Brasil, do Município e da LABRE, em frente à sede da Prefeitura Municipal. Para o almoço (livre) a maioria dos participantes optou pelo Restaurante Panorama, em que se destacou o “prato do dia”, um saboroso “dourado ao forno”. Ali puderam os participantes apreciar a belíssima paisagem da divisa Rio Grande do Sul/Santa Catarina, separados pelo Rio Uruguai.
Na tarde de sábado teve lugar o “Chá para Senhoras”, ao qual aderiram, sem quaisquer constrangimento numerosos “carvões”. Durante o mesmo foi realizado sorteio de brindes, ofertas da Prefeitura, do comércio e artesanato locais. O chá, com deliciosos acompanhamentos, foi patrocinado pelo Lions Clube, cujas “domadoras” cumularam de gentilezas os participantes.
À noite, nas amplas e confortáveis instalações do Iraí Tênis Clube teve lugar o Jantar Dançante, com música ao vivo, durante o qual procedeu a eleição da Rainha do 37º Rancho do Radioamador Gaúcho, tendo a escolha recaído na radioamadora Sra. Inalda Mariza Willig Sperb – PU3VWA, de Cachoeira do Sul, esposa do Sr. Ricardo Sperb – PU3ACT.
Domingo, após missa celebrada por sacerdote radioamador, teve lugar no Centro de Tradição Gaúcha Minuano uma churrascada de despedida, precedida de um notável show de grupo folclórico de danças gaúchas e novo sorteio de brindes entre os participantes. Também na sede do CTG Minuano realizou-se uma animada Eletroca de equipamentos e acessórios para estações de radioamadores, promovido pelo radioamador Bernardino Trigo Alvarez – PY3BYJ.
Durante os três dias de realização do 37º Rancho do Radioamador Gaúcho, seus participantes aproveitaram os horários livres para curtirem os gostosos e benéficos banhos medicinais no Balneário Osvaldo Cruz; a visita à notável Casa das Pedras, onde é feito o processamento e lapidação das belíssimas pedras semipreciosas que abundam na região; a compra de artesanato indígena e os saborosos “papos” com a hospitaleira gente iraiense.
Foi, enfim, uma festa perfeita, que deixou saudades em seus quase duzentos participantes.
O 38º Rancho do Radioamador Gaúcho realizou-se nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 1990, na cidade de Ijuí, Rio Grande do Sul. Foi um sucesso. Compareceram radioamadores do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Roraima, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
No dia 5, os radioamadores foram recepcionados na Prefeitura local, com entrega de crachás, sendo à noite servido um coquetel nas dependências da Prefeitura Municipal.
No dia 6, às 08 horas, nas dependências do mais antigo CTG do Brasil, o CTG Farroupilha, foram hasteadas, a toque de clarim, as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul, da LABRE e do Município, pelo Comandante do 27º G. A. C., pelo Juiz de Direito Diretor do Foro, pelo Diretor da LABRE-RS Sr. Alberto Volkmar Christensen e pelo Prefeito Municipal, respectivamente.
Após todos se deslocaram em comitiva, precedida de batedores motociclistas até a COTRIJUI, onde houve visita às dependências da maior cooperativa agrícola da América Latina. Após, no auditório da COTRIJUI, foram exibidos filmes aos visitantes.
No dia 6, à noite, todos se reuniram nas dependências do CTG Farroupilha, um local amplo, com capacidade para 2.000 pessoas. Após o jantar, foram exibidos números de mágica, apresentação de grupos folclóricos da etnia alemã, com mais de 30 figurantes, apresentando danças típicas. Após, houve o tradicional baile, animado por ótimo conjunto musical, durante o qual foi eleita a Rainha do evento, sendo eleita, por unanimidade de votos a Sra. Marieta Silva, esposa do radioamador ijuiense Mário Henrique Seffrin da Silva – PY3BPX, que recebeu a coroa da Sra. Inalda Mariza Willig Sperb – PU3VWA, rainha do 37º Rancho.
Dia 7, domingo, houve um culto celebrado pelo radioamador Hary Rambo – PY3BYM, de Ijuí. Após o culto houve troca-troca, sendo permutados ótimos aparelhos modernos de HF e VHF.
Ao meio-dia houve um suculento churrasco, seguindo-se os festejos na parte da tarde com muitas brincadeiras, sorteios de brindes, sendo o evento filmado por vários radioamadores.
Na ocasião, por unanimidade de votos, foi eleita a cidade de Pelotas para a realização do 39º Rancho do Radioamador Gaúcho.
Na Capital gaúcha ocorreu o 40º Rancho nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 1992, organizado pela Casa do Radioamador Gaúcho – CRAG, com o apoio da LABRE-RS. O evento foi realizado nas dependências da Igreja Nossa Senhora da Pompéia e a Comissão Organizadora foi constituída pelos radioamadores Alcides Hélio Barbosa – PY3AUF e sua esposa Nelly Dubois Barbosa; Carlos Alberto Barbosa de Oliveira – PY3CEM e sua esposa Alzira S. de Oliveira; Nelson Petersen Tavares – PY3EO e sua esposa Ageci Gutterres da Rosa; Walter Borngraber – PY3AIG e sua esposa Analise Reichert Borngraber – PY3AVE; Arno Rieth – PY3ETA e sua esposa Yara Maria P. Rissone; Horácio Rosa da Silva – PY3HS e sua esposa Maria do Carmo Sanhudo da Silva, então PU3XMI, atual PY3XMI; Peggy Szeckir – PY3AVI e sua esposa Jandira Demaman – PY3PJ; Honório Lopes – PY3BJU e sua esposa Gleci Terezinha S. Lopes; e Napoleão Junqueira de Vasconcellos, então PU3NAP, atual PY3NAP. Como colaboradores participaram Moacir Fontoura de Andrade – PY3MF e sua esposa Ceni Oliveira de Andrade.
O 41º Rancho ocorreu na cidade de Arroio do Sal, nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 1993, sob a presidência do Sr. Kurt Alfredo Hoffmann – PY3BHQ, com o apoio dos radioamadores Antônio Bogowics – PY3BGC e Newton Paulo Beyer – PY3FY…
Em Taquara, nos dias 26 e 27 de outubro de 1996, foi realizado o 44º Rancho, sob a presidência do nosso amigo Carlos Alberto Kellermann – PY3BJ, sendo eleita rainha sua esposa, Sra. Beatriz Winter Kellermann.
O 45º Rancho ocorreu na cidade de Novo Hamburgo, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 1997. O presidente foi o Sr. Nemauro Oscar Walber – PU3NOW, sendo eleita rainha sua esposa, Sra. Maria Helena Rocha Jaeger Walber. A novidade do 45º Rancho foi a realização, na FENAC, de uma feira-mostra, aberta ao público, com entrada franca, de equipamentos de várias épocas, num histórico da radiocomunicação. Também foi inesquecível a palestra do Professor Ernest Sarlet, com o título “Se todos os homens do mundo…”
Em Pelotas foi realizado o 46º Rancho, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 1998, sendo eleita rainha a radioamadora Sra. Eva Domingues – PU3EVA, esposa do Presidente do Rancho, o saudoso Osmindo Domingues, então PY3OSM.
A Comissão Organizadora não mediu esforços para que tudo corresse dentro do esperado.
Sexta-feira, dia 6, houve o coquetel de abertura no Hotel Turist Executive. Sábado, dia 7, com manhã livre, proporcionou aos presentes a oportunidade para realizarem compras no comércio local, visita à Feira do Livro que então se realizava e passeios turísticos com condução disponível. Às 13 horas, carreteiro com feijoada opcional na União Gaúcha João Simões Lopes Neto, com sorteio de brindes e apresentação de show tradicionalista por grupo local. À tarde, no Hotel Turist Executive, exposição de equipamentos para radioamadores, além de outras curiosidades. As 17h30min, missa solene na centenária e bela Catedral de São Francisco de Paula, contemplada com a extraordinária arte de Aldo Locatelli e que constitui visita obrigatória para quem vai à aristocrática Princesa do Sul. O culto religioso teve a participação da consagrada cantora lírica e esposa do Sr. Celso Trigo Alvarez – PY3AIE, Srª Marga Hildebrand Alvarez – PY3BPF.
Às 21 horas aconteceu jantar de confraternização no Hotel Turist Executive, com a apresentação de duplas de dançarinos interpretando diversas danças de salão e, ao final, muito aplaudidos. Paralelamente, no ambiente dos salões de festas, aconteceu mostra de pintura da artista plástica Srª Helena, esposa do Eng. João Carlos Neumann Badia – PY3BDA.
Finalmente no domingo, dia 8, troca-troca e bate papo, encerrando o Rancho com um churrasco novamente na União Gaúcha João Simões Lopes Neto, onde foi registrado o maior número de participantes. Nesta ocasião, foram chamados ao centro do salão as comitivas das cidades que se fizeram representar no Rancho, inclusive de países vizinhos como Uruguai, Argentina e Paraguai. Foi premiada com magnífico troféu a representação de Santana do Livramento, que compareceu em maior número ao evento. A comitiva de Santa Maria não deixou por menos: Estendeu uma faixa informando que o Rancho de 1999 seria na Cidade Coração do Rio Grande, iniciativa aprovada por aclamação pelos presentes.
O 47º Rancho ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro de 1999, na cidade de Santa Maria, promovido e organizado pela União Santamariense de Radioamadores – USRA, sob a presidência do Sr. Paulo dos Santos – PY3PA, sendo eleita rainha sua esposa, Sra. Marta Saurin Santos, hoje radioamadora, detentora do Indicativo de Chamada PY3MSS. O 47º Rancho foi realizado no Centro de Eventos do Park Hotel Morotin, um complexo turístico localizado a apenas três quilômetros do centro da cidade, e encerrou os festejos do Cinqüentenário da USRA. No Sábado, dia 30, os participantes puderam conhecer os principais pontos turísticos da cidade, entre os quais o Santuário Nossa Senhora Medianeira, onde existe, na frente do Santuário, o monumento em homenagem ao Pioneiro das Telecomunicações, Patrono dos Radioamadores do Brasil, o Padre-cientista Roberto Landell de Moura. Este monumento foi inaugurado a 7 de junho de 1993, às 16h30min, nas comemorações do 1º Centenário da bem sucedida experiência pública do Padre Roberto Landell de Moura, acontecida em 1893. Na ocasião do 47º Rancho, a USRA premiou o radioamador Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR, com uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho de pesquisa da memória do Patrono dos Radioamadores do Brasil, o genial Padre Roberto Landell de Moura.
Na cidade de São Lourenço do Sul, nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2000, foi realizado o 48º Rancho, sendo eleita rainha a Sra. Denise Pereira, esposa do Sr. Mário Luiz Crespo Pereira – PY3MCP, Presidente do Rancho.
O 49º Rancho aconteceu na cidade de Santana do Livramento, nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2001, no Clube Cruzeiro do Sul, sendo eleita rainha a radioamadora Sra. Celina Isabel Leal Ribeiro – PU3VCP, esposa do Sr. Luiz Enio Martins Ribeiro – PY3CAR.
Em Santa Cruz do Sul, aconteceu o 50º Rancho, nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2002, sob a presidência do Sr. Elton Adamy – PU3EBA, sendo eleita rainha a Sra. INGE WOLF, esposa do Sr. Enio Oswaldo Wolf – PY3BJM.
O 51º Rancho do Radioamador Gaúcho, realizado na cidade de Caxias do Sul, dias 07, 08 e 09 de novembro de 2003, sob a presidência do Eng. Paulo Augusto Corrêa Júnior – PY3PAC, foi eleita rainha a Sra. Maria de Lourdes Veronese, então esposa do saudoso Sr. Ampélio Veronese – PY3AVT.
A cidade de Erechim foi a sede do 52º Rancho, ocorrido nos dias 13 e 14 de novembro de 2004, sob a presidência do Sr. Nery Danese – PY3LC e patrocinado pelo Clube Erechinense de Radioamadores Paiol Grande – CERAPE. A abertura oficial do evento ocorreu às 19 horas, com a execução dos hinos Nacional, Rio-Grandense e dos Radioamadores. Logo após o Sr. Nery Danese – PY3LC, Presidente do CERAPE e do 52º Rancho, deu as boas vindas as autoridades, convidados e radioamadores presentes. O Secretário do CERAPE, Dr. Luciano Batista Menegati – PY3LUK, leu a Mensagem do Presidente do CERAPE. A apresentadora oficial do evento, Dra. Ana Maria Zambonato Pessin, fez a apresentação das autoridades e, logo após, apresentou o livro “Brasileiro, Gaúcho, Um Gênio Diferente: Landell de Moura”, sobre a vida e obra do Patrono dos Radioamadores do Brasil, Pioneiro das Telecomunicações, Monsenhor Roberto Landell de Moura, de autoria do pesquisador, radioamador Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR, Sócio Honorário do CERAPE.
Entre as autoridades presentes estavam: Dr. Eloi João Zaanella, Prefeito de Erechim; Vereadora Eni Scandolara, representando o Legislativo da Cidade; Major Gilberto Flores Lippert, representando a Defesa Civil do Estado; Eng. Sidney Ochman, Gerente Susbstituto da ANATEL/RS; Eng. Mauro Gotler, Diretor Industrial da CORAG; Sgto. Luiz Antonio Teixeira, Coordenador Adjunto da Defesa Civil de Passo Fundo-RS; Sgto. Vanderlei Adriano Ribeiro de Freitas, da Defesa Civil de Porto Alegre; Keise Fernando Terribile, Assessor de Imprensa do Prefeito; Paulo Vasconcellos e Souza, Assessor do Prefeito; Pesquisador Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR, autor do livro sobre a vida e obra do Padre Landell de Moura; Eng. Paulo Cezar Leão Ferreira, da ANATEL/RS; e o Presidente da LABRE/RS.
Finalizando o cerimonial de abertura, discursou o Sr. Prefeito de Erechim, Dr. Eloi João Zanella.
Logo após foi realizado o ato de coroação da rainha, sendo eleita a radioamadora Maria Rosane Pinto Dias – PY3EU, esposa do Sr. Nery Danese – PY3LC, Presidente do 52º Rancho, mantendo assim a tradição do Rancho.
Na oportunidade, a Direção do CERAPE homenageou vários colaboradores do CLUBE, entre eles o Dr. Eloi João Zanella, Prefeito da Cidade e a Vereadora Eni Scandolara, ambos com o título de Sócio Honorário.
Às 21 horas houve o jantar de confraternização, com a apresentação artística de grupos de danças e do cantor, animador e instrumentista TCHE MENDES, que animou o baile.
No Domingo, dia 14, pela manhã, o pesquisador Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR, autor do livro “Brasileiro, Gaúcho, Um Gênio Diferente: Landell de Moura”, concedeu uma sessão de autógrafos.
Às 13 horas houve o almoço de confraternização, com sorteio de brindes, encerrando o evento. A Feira-Mostra do 52º Rancho, promovida pela RADIOHAUS – RADIOCOMUNICAÇÕES, de Indaiatuba-SP; ZÉ COLMÉIA DAS ANTENAS, de Curitiba-PR; ZAMIN, de Palmeiras das Missões-RS; FONTES DO ALBERTO, de Santa Maria-RS; foi um sucesso de vendas.
Também presente ao 52º Rancho a Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas – CORAG, Imprensa Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, editora do livro “Brasileiro, Gaúcho, Um Gênio Diferente: Landell de Moura”, fazendo a comercialização da obra.
A Ervateira Cristalina, de Erechim, patrocinou a mateada dos radioamadores durante todo o evento.
Cerca de 500 pessoas estiveram presentes nos dois dias do 52º Rancho do Radioamador Gaúcho, organizado pelos radioamadores Nery Danese – PY3LC, Maria Rosane Pinto Dias – PY3EU, Luciano Batista Menegati – PY3LUK e Ademir José Bagnara – PY3ADM, e com a colaboração da comunidade Erechinense.
O evento foi coroado de êxito, apesar de não ter sido cobrado taxa de inscrição.
O 54º Rancho do Radioamador Gaúcho sob a presidência do PY3HH – Sadi Zamin do Prado ocorreu na cidade de Carlos Barbosa, nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2006. Na manhã de sábado, dia 04, aconteceu uma reunião com a diretoria da LABRE-RS, onde foram tratados importantes assuntos referentes ao futuro do radioamadorismo. A tarde foi realizada uma palestra sobre antenas, a cargo dos radioamadores Paulo – PY3PAC e Barros – PY3UA. A seguir, o radioamador Cláudio – PY3NZ falou sobre Rdioamadorismo Competitivo. A abertura oficial do evento ocorreu no sábado à noite, com o prestígio do Prefeito Municipal, autoridades e convidados, tendo sido eleita rainha, seguindo a tradição, a Sra. Terezinha, esposa do Presidente do Rancho. Após o jantar festivo, o baile que se prolongou até a madrugada. No domingo, dia 5, realizou-se uma feira de eletrônica e a divulgação do resultado do Concurso Farroupilha 2006. Seguiu-se o almoço com grande número de participantes, que aproveitaram a oportunidade para comemorar o Dia do Radioamador. O excelente programa e a organização do 54° Rancho do Radioamador Gaúcho foi um sucesso.
A cidade de Canoas sediou o 55º Rancho, ocorrido nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2007, sob a presidência do PY3HRS – Hélio Rubens Silva, com o apoio da UCRA – União Canoense de Radioamadores. O evento ocorreu na sede da Associação dos Moradores do Jardim Ideal, com a presença de radioamadores das mais distantes cidades gaúchas e do Estado de Santa Catarina. À noite de sábado, aconteceu o jantar, a coroação da rainha do evento e após um animado baile. A Sra. Marcia Luciana, esposa do Presidente do 55º Rancho, foi eleita a rainha. No domingo, dia 28, pela manhã, houve um troca-troca de equipamentos para radioamadores. Durante o almoço o radioamador Paulo Roberto Neves Barboza – PY3PZ e o Secretário de Turismo de São Gabriel-RS, divulgaram que o próximo Rancho seria naquela cidade. Ao final, Hélio – PY3HRS, presidente do Rancho, agradeceu o apoio da UCRA e a todos os que colaboraram para o sucesso do evento.
O 56º Rancho do Radioamador Gaúcho ocorreu na cidade de São Gabriel, nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2008, nas dependências da 13ª Cia. Com. Mec, no CTG Sentinela do Forte, gentilmente cedidas pelo Sr. Major Farias e pelo Patrão João Edemar Santos Almeida. O presidente do Rancho foi o Sr. Paulo Roberto Neves Barboza – PY3PZ, tendo sido eleita rainha a sua esposa Sra. Daiane Barboza.
Conforme informações da Organização do Rancho, prestigiaram o evento 87 municípios, 4 Estados, 3 países e 23 rádios clubes se fizeram presentes, totalizando 265 participantes,
O 57º Rancho do Radioamador Gaúcho foi na cidade de Bagé, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2009. Organizado pela Associação Bageense da Faixa do Cidadão e Radioamadores – ABAFAC, o evento foi nas dependências do Tenis Clube e reuniu um grande número de participantes, inclusive dos países vizinhos. O magnífico programa foi organizado pela equipe liderada pelo Serloi Ritta Reges – PY3TW, contando com a colaboração do Rinaldo Guimarães Nunes – PY3IZA, presidente da ABAFAC, do Paulo Roberto Medeiros Silveira, na época PU3PMS, atual PY3PMS, do Edison Antonio Marques Barros – PY3PD e outros tantos que não pouparam esforços para que o Rancho fosse um sucesso.
A cidade de São Gabriel sediou o 58º Rancho, ocorrido nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2010, nas dependências da 13ª Cia. Com. Mec., no CTG Sentina do Forte, sob a presidência do PY3PZ – Paulo Roberto Neves Barboza, tendo sido eleita rainha sua esposa Srª Daiane Barboza. Também participou da organização do evento a União Gabrielense de Radioamadores – UGRO, que reuniu um extraordinário número de participantes, inclusive de outros Estados e também da Argentina, Paraguai e Uruguai..
O 60º Rancho do Radioamador Gaúcho ocorreu na cidade de Campo Bom, nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2012, nas dependências do Parque do Trabalhador. O presidente do 60º Rancho foi PY3PC – César Homero Pasold, tendo sido eleita rainha sua esposa Maria Rosabel Pasold – PU3MRJ.
Aí está um pouco da história do nosso Rancho do Radioamador Gaúcho.
RELAÇÃO “RANCHO DO RADIOAMADOR GAÚCHO”
1º   1948 TUPANCIRETÃ
2º   1949 SANTA MARIA
3º   1950 PORTO ALEGRE – 21 e 22.10.1950
4º   1951 CACHOEIRA DO SUL – 20 e 21.10.1951
5º   1952 CAXIAS DO SUL – 18 e 19.10.1952
6º   1953 PELOTAS
7º   1954 PORTO ALEGRE – 22, 23 e 24.10.1954
8º   1955 BAGÉ
9º   1956 SANTO ÂNGELO
10º 1957 PORTO ALEGRE
11º 1958 SANTA MARIA
12º 1959 URUGUAIANA – 16, 17 e 18.10.1959
13º 1960 PORTO ALEGRE – 20, 21, 22 e 23.10.1960
14º 1961 CRUZ ALTA – 19, 20, 21 e 22.10.1961
15º 1962 SANTANA DO LIVRAMENTO – 18, 19, 20 e 21.10.1962
16º 1963 PORTO ALEGRE – 17, 18, 19 e 20.10.1963
17º 1964 CANELA
18º 1965 NOVO HAMBURGO
19º 1966 SANTA CRUZ DO SUL
20º 1967 PORTO ALEGRE – 27, 28 e 29.10.1967
21º 1968 CAXIAS DO SUL – 18, 19 e 20.10.1968
22º 1969 RIO GRANDE – 24, 25 e 26.10.1969
23º 1970 PORTO ALEGRE – 09, 10 e 11.10.1970
24º 1971 CRUZ ALTA – 14, 15, 16 e 17.10.1971
25º 1972 CAPÃO DA CANOA – 03, 04 e 05.11.1972
26º 1973 GRAMADO – 26, 27 e 28.10.1973
27º 1974 CACHOEIRA – DO SUL 25, 26 e 27.10.1974
28º 1976 PORTO ALEGRE – 06 e 07.11.1976
29º 1977 SANTA MARIA – 06.11.1977
30º 1981 CAXIAS DO SUL – 16, 17 e 18.10.1981
31º 1982 CRUZ ALTA – 09, 10, 11 e 12.10.1982
32º 1984 NOVO HAMBURGO – 12, 13 e 14.10.1984
33º 1985 BAGÉ – 18, 19 e 20.10.1985
34º 1986 SANTANA DO LIVRAMENTO – 03, 04 e 05.10.1986
35º 1987 TORRES – 09.10 e 11.10.1987
36º 1988 GRAMADO – 18, 19 e 20.11.1988
37º 1989 IRAÍ – 27, 28 e 29.10.1989
38º 1990 IJUÍ – 05, 06 e 07.10.1990
39º 1991 PELOTAS – 15, 16 e 17.11.1991
40º 1992 PORTO ALEGRE – 09, 10 e 11.10.1992
41º 1993 ARROIO DO SAL – 22, 23 e 24.10.1993
42º 1994 TORRES
43º 1995 BENTO GONÇALVES
44º 1996 TAQUARA – 26 e 27.10.1996
45º 1997 NOVO HAMBURGO – 24, 25 e 26.10.1997
46º 1998 PELOTAS – 06, 07 e 08.11.1998
47º 1999 SANTA MARIA – 30 e 31.10.1999
48º 2000 SÃO LOURENÇO DO SUL – 10, 11 e 12.11.2000
49º 2001 SANTANA DO LIVRAMENTO – 26, 27 e 28.10.2001
50º 2002 SANTA CRUZ DO SUL – 15, 16 e 17.11.2002
51º 2003 CAXIAS DO SUL – 07, 08 e 09.11.2003
52º 2004 ERECHIM – 13 e 14.11.2004
53º 2005 NOVO HAMBURGO – 11,12,13,14 e 15.11.2005
54º 2006 CARLOS BARBOSA – 03, 04 e 05.11.2006
55º 2007 CANOAS – 26, 27 e 28.10.2007
56º 2008 SÃO GABRIEL – 07, 08 e 09.11.2008
57º 2009 BAGÉ – 06, 07 e 08.11.2009
58º 2010 SÃO GABRIEL – 08, 09 e 10.10.2010
59º 2011 SÃO JERÔNIMO – 11, 12 e 13.11.2011
60º 2012 CAMPO BOM – 16, 17 e 18.11.2012
61º 2013 PALMEIRA DAS MISSÕES – 08, 09 e 10.10.2013
62º 2014 PORTO ALEGRE – 08 e 09.11.2014

63° são João do Polesine 2015
64º São Pedro do Sul 2016

Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR
e-mail: ivanr@cpovo.net
Site: www.memoriallandelldemoura.com.br